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O Aeroporto da Ota é um projecto de localização de um novo aeroporto para servir a cidade de Lisboa, a ser construido na freguesia da Ota, concelho de Alenquer.

Este futuro Aeroporto Internacional de Lisboa, que irá ser construído na Ota, ficará a uma distância de cerca de 48 Km da cidade de Lisboa, devendo ocupar uma área de cerca de 1400 hectares, que contrastam com os cerca 500 hectares ocupados pelo actual Aeroporto da Portela.

A capacidade do Aeroporto da Ota será de aproximadamente 70 movimentos de aeronaves por hora (contra os 80 desejados pelo Governo), contra os actuais 34 por hora no actual Aeroporto da Portela, que passarão a ser 40 depois de aí concluídas as obras de expansão, previstas para entre 2006 e 2009. Terá cerca de 80 lugares para estacionamento de aviões, contra os 51 lugares do actual infra-estrutura, que passarão a ser 60 em 2009 após o seu alargamento. Na Ota, a capacidade será de aproximadamente 25 milhões de passageiros por ano, contra os 16 milhões da Portela após a expansão prevista para 2009 (sendo a sua capacidade actual de 11 milhões de passageiros anuais).

O Aeroporto da Ota terá 2 pistas paralelas com cerca de 3600 metros de comprimento e 130 metros de largura cada. O Aeroporto da Portela tem também 2 pistas, não paralelas, uma com 3805 metros e outra com 2400 metros de comprimento, e ambas com 45 metros de largura.

O futuro Aeroporto, na Ota, terá capacidade para receber os aviões A380, que o actual Aeroporto de Lisboa não poderá acomodar.

O Aeroporto da Ota estará ligado a Lisboa pela futura linha de Alta Velocidade, Lisboa - Porto, que parará na Ota, ligando assim o aeroporto à capital do País em 17 minutos. O trajecto Lisboa - Ota poderá também ser feito através de estradas, entre elas a auto - estrada nº 1 (A1).

A construção do Aeroporto da Ota deve-se, essencialmente, ao esgotamento da capacidade do actual Aeroporto da Portela.

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